segunda-feira, 11 de abril de 2011

Municípios se organizam para criar o Território do Bolsão, no Mato Grosso do Sul

     Os municípios de Aparecida do Taboado, Água Clara, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paranaíba, Selvíria e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, realizaram oficina para conhecimento e discussão sobre desenvolvimento territorial e elaboração do estudo de identidade (coleta de dados) para a formação do Território da Região do Bolsão. A atividade aconteceu dias 5 e 6 de abril, em em Aparecida do Taboado.
    Participaram produtores rurais, entidades associativas, religiosas e sindicalistas, imprensa, professores e diretores de escolas municipais, representantes de secretarias municipais, de Câmaras de Vereadores, e do instituto de agricultura IAGRO.
    A oficina foi desenvolvida de acordo com metodologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário, sob coordenação de profissionais do Instituto Pantanal Sul, Luiz Carlos Cobalchini e Rossany Pignatan.
    Segundo Cobalchini, território é um novo modelo de gestão que reconhece o Brasil rural e tem o poder de reorganizar o Estado de baixo para cima e de dentro para fora em todas as dimensões: Municipal, Estadual e Federal.
    Os dados coletados no evento serão enviados ao governo federal como encaminhamento para oficialização do Território do Bolsão.

Fonte: Jornal do Bolsão

quarta-feira, 6 de abril de 2011

CODETER do Médio Alto Uruguai reúne cerca de 200 pessoas para conhecer plano territorial


      Cerca de 200 pessoas, entre prefeitos, vereadores, agricultores, representantes de cooperativas, instituições de ensino, movimentos sociais, agroindústrias familiares,e comunidade em geral participaram do seminário promovido pelo  Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Território da Cidadania do Médio Alto Uruguai (CODETER),
neste dia 4 de março, na cidade de Frederico Westphalen (RS).
       Houve a apresentação do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável/PTDRS. onde estão priorizados 17 temas para este território: 
Território do Médio Alto Uruguai
1. Autogestão Territorial e Organização Social; 
2. Melhorias na Matriz Produtiva; 
3. Associativismo e Cooperativismo; 
4. Agroindustrialização da produção da Agricultura Familiar; 
5. Organização da cadeia produtiva do leite; 
6. Organização da cadeia da fruticultura; 
7. Bioenergias; 
8. Apicultura; 
9. Assistência Técnica e Extensão Rural/ATER; 
10. Gênero; 
11. Economia Solidária;  
12. Indígenas;  
13. Educação do Campo; 
14. Agroecologia;  
15. Gestão Ambiental;  
16. Crédito para a Agricultura Familiar 
17. Questões tecnológicas de apoio às ações de produção do território.

Convênio para cadeia do leite

     Durante o evento, foi assinado o convênio entre a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI e a prefeitura de Frederico Westphalen, para implantação do laboratório de análise completa do leite, a fim de atender a Instrução Normativa 51. O laboratório funcionará no Campus II da universidade (junto ao Pólo de Modernização Tecnológica do Médio Alto Uruguai). O projeto surgiu a partir do CODETER e é financiado pelo programa PROINF, da Secretaria de Desenvolvimento Territorial/SDT do Ministério do Desenvolvimento Agrário/MDA.
      No evento ainda foi apresentado pela EMATER a  chamada pública da Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER para os 34 municípios do Território da Cidadania.
      Entre os participantes do seminário estavam o prefeito de Frederico Westphalen,  José Alberto Panosso; o Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário/MDA no RS, Nilton Pinho de Bem; e o Coordenador do Colegiado Desenvolvimento Territorial/CODETER Território da Cidadania Médio,  Gilmar Leschwitz, o Diretor Geral da URI-Campus de Frederico Westphalen,  professor César Luis Pinheiro; o assessor territorial Jamir Centenar. 

Fonte: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI