sexta-feira, 25 de março de 2011

Rede nacional de colegiados destaca desenvolvimento territorial no combate à pobreza

Rede nacional com o ministro do Desenvolvimento Agrário
    Ações de desenvolvimento territorial são de grande importância para levar políticas públicas de cidadania e geração de renda a regiões de baixo desenvolvimento econômico e social, enfatizaram os representantes da Rede Nacional de Colegiados Territoriais (RNCT) recebidos pelo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, neste dia 24 de março, em Brasília.
    Defensor desta ideia, Florence salientou o mérito do Programa Territórios da Cidadania, tido como estratégico para o combate à pobreza extrema. O ministro destacou a integração de ações do governo federal, estados, municípios e da sociedade civil proporcionada pelo programa.
    Segundo o engenheiro agrônomo Ubiramar Bispo de Souza, da coordenação da Rede “a pobreza extrema se encontra em muitos dos territórios com menos de 50 mil habitantes, onde estão os trabalhadores rurais e os agricultores familiares e os colegiados territoriais são um bom aliado do governo para alcançar essas pessoas que estão na pobreza extrema”, reforçou.
     Durante o encontro, a Rede apresentou ao ministro sua carta de princípios e defendeu a importância do projeto de lei que cria a Política de Desenvolvimento do Brasil Rural (PDBR) e do enfoque territorial e o combate a pobreza extrema.
     A Rede Nacional de Colegiados Territoriais foi criada em março de 2010 e reúne membros da sociedade civil, gestores públicos e membros de colegiados rurais das unidades da federação. É formada por 254 colegiados em todo o Brasil.
     O Programa Territórios da Cidadania foi lançado em fevereiro de 2008. Seus objetivos são promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio do desenvolvimento territorial sustentável. 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário

Nenhum comentário:

Postar um comentário