sábado, 12 de fevereiro de 2011

Bahia: 3º Festival do Umbu no Território do Sertão do São Francisco

     O 3º Festival do Umbu acontece de 11 a 13 de fevereiro no Parque de Exposições da cidade de Uauá, no Território do Sertão do São Francisco, na Bahia.
O evento, realizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) em parceria com demais entidades da região, resgata a cultura regional e valoriza a sociobiodiversidade da caatinga, além de divulgar os produtos da agricultura familiar.
Resistência à seca é característica do umbuzeiro  
     A programação do festival tem palestras, oficinas sobre ecogastronomia, comercialização, economia solidária e mini-curso sobre tecnologia de produção de mudas e enxertos de umbuzeiros. Nestas atividades estão envolvidas entidades e instituições como a União das Cooperativas de Agricultura Familiar da Bahia (UNICAFS), a empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) , o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e Slow Food (instituição européia sem fins lucrativos com ramificações no Brasil, que preza pelas tradições culinárias regionais.
     Na programação cultural há concursos de poesia, música, artes plásticas e pintura em tela.
     A Coopercuc atulamente fornece alimentação para 87 mil alunos de escolas públicas, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e participa do Programa Aquisição de Alimentos (PAA) . Suas geléias e doces em compotas de umbu são exportados para França, Áustria, Itália e Alemanha..
     O umbu é utilizado na fabricação de polpa, suco, sorvete, doce, geléia e uma grande variedade de produtos. A fruta possui metade de vitamina C do suco de laranja.
     A resistência à seca é a principal característica do umbuzeiro, uma planta originária do semi-árido nordestino. É na raiz que se encontra o cheropódio, uma espécie de batata que armazena água utilizada pela planta nos períodos mais secos. Um umbuzeiro adulto vive em média 100 anos e pode até armazenar dois mil litros de água em suas raízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário