sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Territórios Rurais de Goiás reunidos para agilizar políticas públicas

Representantes dos Territórios Rurais de Goiás estiveram reunidos neste dia 17 de fevereiro com autoridades ligadas à agricultura do Estado e da União para discutir a o fortalecimento da polítia de apoio territorial. 
Atividade reuniu governo e sociedade
Os territórios de Águas Emendadas, Chapada dos Veadeiros, Vale do Rio Vermelho, Vale do Paraná, Estrada de Ferro, Norte Goiano, Serra da Mesa, Sul, Parque das Emas, Médio Araguaia, Sudoeste Goiano e Vale do São Patrício reconheceram a importância dessas iniciativas de desenvolvimento e solicitaram maior apoio às regiões Norte e Nordeste do Estado.
De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Antônio Flávio de Lima, , será desenvolvido um trabalho integrado entre a secretaria Emater e Agrodefesa para o desenvolvimento dos territórios, acompanhando a política de desenvolvimento territoal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 
Presente ao enconro, delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Otacílio Alves disse que os Territórios Rurais receberam, desde 2003, R$ 50 milhões para o desenvolvimento da agricultura familiar e R$ 10 milhões para capacitação e formação. A meta do MDA é que a população que vive no meio rural tenha acesso aos direitos para o desenvolvimento igualitário.
O encontro serviu para promover uma aproximação entre os coordenadores dos Territórios e a nova gestão da secretaria de agricultura.
Damázio Kennedy, representante do território Vale do Paranã, falou em nome dos Territórios da Cidadania. e desacou que a assistência técnica é essencial para seu território
Lázaro Bento, representando o Território Parque das Emas e Sul, pediu o apoio da secretaria para agilizar o processo de reconhecimento no Conselho Estadual. Gerlos de Morais, do Território Sudoeste e Vale do Araguaia, solicitou a aplicação mais ágil de recursos e a implementação de programas da Seagro como Lavoura Comunitária e Horta Comunitária Irrigada. 
A representante da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do MDA, Fernanda Corezola, destacou que a meta do ministério oportunizar à população rural acesso aos direitos para um desenvolvimento igualitário.

Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás (SEAGRO) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário