sábado, 5 de fevereiro de 2011

Cultura: projeto Audiolivro envolve três territórios

Simone Cavalcante (à esquerda) coordena projeto Audiolivro

     O projeto Audiolivro – Encontro entre a Memória e a Imaginação  realiza a partir deste dia 5 de fevereiro oficinas gratuitas nas cidades de Piranhas (Território do Alto Sertão), Arapiraca e Taquarana (Território de Agreste), no Estado de Alagoas, e Curvelo (Território de Sertão de Minas), em Minas Gerais.
     Nas oficinas, durante um dia e meio, são realizadas atividades para criação, produção e reprodução de um audiolivro com histórias de ficção. 
     Participam trabalhadoras rurais, destaladeiras de fumo, quilombolas, bordadeiras e professores da rede pública de ensino. A intenção é reunir 160 pessoas.
     Os participantes recebem informações técnicas sobre as origens do audiolivro no Brasil e no mundo e as diferentes formas de gravação. Têm acesso a informações e exercícios práticos sobre a utilização o programa Audacity - um software de uso livre para gravar e editar áudios. Recebem um CD contendo as orientações de instalação do programa, uma pasta com efeitos sonoros e um arquivo com uma vídeo aula, além de um guia para produção de audiolivro.
     A programação inclui técnicas de narração (entonação, pausa, emotividade) e de sensibilização musical, em que eão explorados os efeitos sonoros de diferentes objetos. 
     O projeto é coordenado pela escritora Simone Cavalcante e foi um dos contemplados do edital Bolsa Funarte de Circulação Literária, da Fundação Nacional de Artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário