segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Projetos de assistência técnica debatidos no Território da Grande Dourados

     Atuação e composição da Rede Nacional e Rede Estadual de Colegiados Territoriais, Projeto de Assistência Técnica (Ater) Leite da COOPAER que atenderá 800 produtores no território; Projeto de Ater piscicultura que atenderá 600 piscicultores no território; Projeto ambiental em parceria como o programa Petrobras.
     Estes foram alguns dos assuntos abordados durante reunião do colegiado do Território da Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul, realizada neste dia 24 de fevereiro, na cidade de Dourados.
     Das ações em andamento no território também houve informações sobre a atuação do projeto de organização das mulheres, o Curso Superior Tecnológico em Agroecologia em desenvolvimento pela Universiade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), a Célula de Acompanhamento e Informação da Universiade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e o projeto Agrofuturo coordenado pela Embrapa.
     Na reunião foi definida a estruturação das seguintes câmaras Ttmáticas: Bovinocultura de Leite, Apicultura, Educação do Campo, Agroecologia e Comércio Justo e Solidário, Piscicultura, Meio ambiente e Gênero. Sobre a câmara temática indígenas e quilombolas foi decidido pela sua divisão para atender as especificidades dos dois públicos.
     Houve ainda exposição sobre atividades prevista para este ano: estudos de cadeia produtiva, capacitações, elaboração de planos de negócios, apoio às feiras e eventos territoriais, oficinas para consolidação das câmaras temáticas e reuniões para discutir estratégias de desenvolvimento territorial. As entidades que atuam no estado como parceiras do MDA são: Instituto Samaritano, Cooperativa Óikos, CONSAD e APOMS.
     Participaram representantes dos 12 municípios integrantes do território (Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Juti, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Vicentina), de prefeituras, das entidades parceiras e articuladores territoriais da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário