sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Território do Alto Uruguai catarinense prioriza cadeias da cana-de-açúcar, leite e mel


O Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) do Território do Alto Uruguai, em Santa Catarina prioriza ações nas cadeias produtivas da cana-de-açúcar, leite, mel.
O grupo de trabalho da cana está viabilizando a articulação intervenção conjunta no mercado local e a ampliação no mercado institucional, através do Progama de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolas (PNAE).
Cidade de Arabutã integra o território do Alto Uruguai - SC
Com relação aos produtores de cachaça o objetivo é promover ações formativas com a
troca de experiências para legalização da produção local. Também pretendem através desta articulação buscar mercados diferenciados para a cachaça – como a exportação à grandes centros.
A articulação do grupo do leite está atuando em quatro frentes:
1 - Apoiar pequenas unidades de beneficiamento do leite (queijos, e leite em pacote-tipo C) para suprirem as necessidades dos mercados locais.
2 - Apostar na organização dos agricultores(as) familiares para a comercialização de forma coletiva do leite in natura, e desta forma aumentar o valor recebido pelo produto.
3 - Apoiar a capacitação voltada para a produção de leite a base de pasto e a homeopatia como forma de reduzir os custos de produção e melhorar a qualidade do leite in natura.
4 - Promover debates no território para a adequação das legislações municipais de inspeção para facilitar a comercialização dos derivados de leite.
A cadeia produtiva do mel é a que no território conta com um período de articulação maior em relação às outras. A organização da cadeia acontece em dois níveis de articulação:
1º - em nível municipal, são construídas e ou aperfeiçoadas unidades extratoras de mel. Estas unidades têm o caráter exclusivo de apenas extrair o mel dos favos e acondiciona-los em bombonas para o transporte do produto.
2º em nível regional com a construção de uma unidade central de beneficiamento e envase do mel produzido na região.

Os 16 municípios que compõem o território são: Alto Bela Vista, Arabutã, Arvoredo, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Paial, Peritiba, Piratuba, Presidente Castelo Branco, Seara, Xavantina.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário