Encontro constituiu equipe de monitoramento |
Cerca de 40 pessoas participaram da 2ª Jornada de Qualificação do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS), dias 16 e 17 de fevereiro, na cidade de Registro.
O encontro possibilitou o aprofundamento do diagnóstico do território e o estabelecimento de ações e atividades do PTDRS, com prazos de execução e responsáveis, segundo quatro eixos estratégicos de desenvolvimento pactuados pelo conjunto dos participantes.
Eixo 1 - Agricultura familiar com diversificação produtiva de forma sustentável - reúne as ações ligadas mais diretamente à produção agropecuária e outras atividades como turismo e artesanato;
Eixo 2 - Políticas Sociais e Combate às Desigualdades - agrupa as ações relacionadas ao acesso às diversas políticas sociais, como saúde, educação e assistência social;
Eixo 3 - Infraestrutura para o desenvolvimento e conservação dos recursos naturais - reúne as questões de infraestrutura, incluindo estradas, eletrificação, saneamento, dentre outras;
Eixo 4 - Participação e Gestão Social para o Fortalecimento da Democracia Participativa - trata das questões ligadas à gestão social e da implementação da própria política territorial.
Como encaminhamento final da jornada foi constituída uma comissão de quatro representantes do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (CONSAD) , cuja atribuição é realizar o monitoramento da implementação do PTDRS.
A 2ª Jornada foi realizada pela coordenação do colegiado territorial, a partir de proposta da Secretaria de Desenvolvimento Territorial, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), em convênio com a Plural Cooperativa.
O evento contou com a participação da prefeita de Registro, Sandra Kenedy, secretários municipais, técnicos de órgãos estaduais e federais, representantes da sociedade civil e membros da diretoria do Consad Vale do Ribeira.
Fonte: Doraci Cabanilha de Souza, articulador estadual de desenvolvimento territorial
Nenhum comentário:
Postar um comentário