terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Vale do Ribeira realiza 2ª Jornada de Elaboração do Plano Territorial Sustentável


      O Território do Vale do Ribeira Paulista realiza nestes dias 16 e 17 de fevereiro a 2ª Jornada de Elaboração do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS). O evento acontece no Hotel Estoril, Km 442, sentido São Paulo, Município de Registro, das 9 às 17 horas.
     A jornada é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário – SDT/MDA, pela Plural Cooperativa e pelo Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (CONSAD) do Vale do Ribeira Paulista.
     O Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável é o resultado do debate  no colegiado territórial para definir as ações prioritárias na busca pelo desenvolvimento sustentável do território.
     No plano territorial já apresentado o Vale do Ribeira destacou entre as prioridades para geração de trabalho, emprego e renda:
- Implantar Incubadora de Empreendimentos Sociais e Pequenos Negócios. Fornecer o local e a infra-estrutura básica visando à criação de negócios, estimulando a formação e capacitação profissional, estimulando o empreendedorismo, o cooperativismo e o associativismo. Promover a capacitação da mão-de-obra local, afim da mesma absorver as oportunidades de emprego disponíveis na região.
- Criar programas ou projetos de incentivo à agroindústria com ênfase na produção artesanal, ampliando as oportunidades, através de eventos de sensibilização, capacitação e aperfeiçoamento, com responsabilidade social e ambiental.
- Priorizar a implantação de projetos de economia solidária, através da ação articulada com os diferentes níveis de governo e sociedade civil.
- Incentivar e fortalecer o associativismo e cooperativismo solidário

Nenhum comentário:

Postar um comentário