segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Territórios no Ceará recebem 84 bibliotecas do Programa Arca das Letras

Quatro territórios beneficados com a Arca
     Territórios da Cidadania Sertão Central, Vales do Curu e Aracatiaçu e Sertões de Canindé, todos no Ceará recebem nestes dias 22 e 23 de fevereiro 84 novas bibliotecas do Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O programa permite a ampliação do acesso ao livro e à leitura nas comunidades rurais.
     São 24 bibliotecas para as cidades de Deputado Irapuan Pinheiro, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Senador Pompeu e Canindé, cuja entrega acontece no dia 22, na cidade  de Senador Pompeu. Neste mesmo dia são capacitados 48 agentes de leitura voluntários.
     As outras 60 bibliotecas são entregues no dia 23, na cidade de Itapipoca. Ali também são formados 120 novos agentes de leitura. Itapipoca é o município com o maior número de bibliotecas no país. Só no meio rural são 114 e com esta entrega completa 174 bibliotecas.
     Ainda neste semestre, outras 40 bibliotecas serão implantadas em Itapipoca para completar o atendimento a todas comunidades rurais.
     A entrega destas 84 bibliotecas é resultado da parceria entre o MDA e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário do Ceará, órgão coordenador do programa no estado, com apoio das prefeituras, do Instituto Agropolos, da Delegacia Federal do MDA no Ceará e da Secretaria de Cidadania e Justiça. 
     No Ceará funcionam 807 bibliotecas rurais Arca das Letras, beneficiando mais de 80 mil famílias, com apoio de 1.600 agentes de leitura voluntários. O Ceará é o segundo estado do país em número de bibliotecas rurais, atrás apenas de Santa Catarina, que tem 1.000 arcas das letras.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário

Nenhum comentário:

Postar um comentário