segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Amazonas: apoio à comercialização no Território de Rio Negro

     Apoiar a comercialização de produção com origem em comunidades indígenas, ribeirinhos, pescadores e extrativistas da região no âmbito dos Territórios da Cidadania. Este é o objetivo do Seminário Territorial de Dinamização Econômica do Território da Cidadania Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira (AM), que acontece entre os dias 1 e 3 de março.
     O seminário pretende identificar as potencialidades do território, os principais obstáculos para a comercialização e produção dos agricultores familiares da região. Os participante vão planejar a realização de ações que gerem oportunidades de parcerias. E debater apoios em termos de organização da produção, capacitação, assessoria técnico, gerencial e consultorias especializadas.
     A expectativa é inserir a produção familiar em feiras, centrais de comercialização, mercados públicos, mercados diferenciados (redes de Comercio Justo e Solidário), pequenos armazéns, redes de supermercados, mercados virtuais e redes hoteleiras.
     Dentre as políticas públicas que serão apresentadas como importantes para o apoio a comercialização estão o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
     Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Territorial, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que promove o seminário, o objetivo central do encontro é a comercialização nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos. Uma das principais metas neste aspecto é criar o sistema de comercialização executado por três técnicos em cada um dos municípios do Território.
     O seminário tem a participação de agricultores e extrativistas indígenas e não indígenas que trabalham individualmente ou organizados em grupos informais, associações, cooperativas, e sindicatos e em outras modalidades formais.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário

Nenhum comentário:

Postar um comentário